Rita Carmo é fotógrafa dedicada à cena musical há 32 anos. Iniciou a publicação de fotografias no semanário Blitz em 1992 onde permanece fotógrafa residente. Tem fotografias editadas em diversas publicações portuguesas e estrangeiras.
Em 2003 editou pela Assírio & Alvim o álbum fotográfico “Altas-Luzes”. Em 2004, a convite da Alcatel Portugal e da Numero, expõe no 4º Festival Portugais na Fnac Forum Les Halles em Paris. Em 2008, no âmbito do Congresso Feminista, expõe na Fundação Calouste Gulbenkian. Ainda em 2008, edita com a revista BLITZ o álbum “Portugal XXI – Imagens de Sons Portugueses”. Em Julho de 2009 expõe no Festival Alive parte do seu trabalho relacionado com concertos ao vivo. Em 2013, edita o álbum “Bandas Sonoras – 100 Retratos na Música Portuguesa” pela Chiado Editora. Em 2015, é curadora e expõe no Festival Super Bock Super Rock um importante acervo dos 20 anos do Festival. Em 2019, recebe o Troféu “Mérito Profissional Afonso Lopes Vieira” do Jornal Região de Leiria. Em 2023, recebe o primeiro Prémio “Women in Music Award” pela Aporfest; é convidada para expor na Altice Arena o espólio que retrata os 25 anos da maior sala de Lisboa. Ainda em 2023 edita, pela Coral Books, o álbum fotográfico “Jorge Palma por Rita Carmo”.
Como free-lancer é responsável por diversas capas de CD’s e imagens de divulgação de músicos portugueses. Foi júri do Prémio FNAC Novos Talentos Fotografia em 2004 e 2005. É Formadora na World Academy, CENJOR e Academia INATEL. Com regularidade dá Workshops sobre Fotografia de espectáculo no IPF-Instituto Português de Fotografia e na APAF-Associação Portuguesa de Arte Fotográfica.